APROVEITE O INVERNO PARA ELIMINAR AS MANCHAS NA PELE

Você sabe o que é melasma?

Trata-se de uma doença pigmentar que se caracteriza por manchas marrons que aparecem principalmente em mulheres - cerca de 90% dos casos. São manchas de cor castanho-escura e de forma geralmente simétrica, que afetam principalmente a face (maçãs do rosto, testa e parte superior dos lábios), podendo atingir também braços e antebraços.

"O melasma é causado por uma combinação de três fatores: exposição ao sol, predisposição genética e alterações hormonais. Por isso, gestantes e mulheres que usam contraceptivos orais ou passam por tratamento à base de hormônio são frequentemente afetadas" - explica o dermatologista Luiz Guilherme Castro. O aparecimento das manchas ocorre quando as células responsáveis pela produção do pigmento que dá cor a pele (melanina) são estimuladas pelos fatores desencadeadores do melasma, passam a produzir muita melanina (pigmento que dá cor à pele), causando uma desordem pigmentar.

Para evitar o problema, é essencial proteger-se diariamente do sol, com uso de protetor solar com alta proteção UVA e UVB. Mas quando prevenir já não é possível, é preciso usar um medicamento adequado para combater as manchas, como a combinação tripla de hidroquinona, ácido retinóico e esteróide tópico. "Ele atua sobre a doença inibindo a produção desenfreada de melanina, promovendo renovação celular e clareando as manchas. Além disso, a combinação de agentes ajuda a evitar irritações, muito comuns neste tipo de tratamento", acrescenta o dermatologista.

Por se tratar de um produto que possui ácido retinóico, o inverno é uma ótima época para se tratar o melasma, pois a incidência de radiação solar é menor. Ainda assim, para que o tratamento seja eficaz, não se pode esquecer o protetor solar. Consulte seu dermatologista e se proteja.