QUEDAS DOS CABELOS

Outono e Inverno são os períodos mais propícios a quedas das madeixas

"Todos os anos o fato se repete, com a queda da luminosidade e com a chegada do frio é comum perder mais fios. Nessa época, com a diminuição do número de horas de sol, uma menor estimulação dos melanócitos, células que produzem melanina, têm baixa estimulação também para seu crescimento.", confirma Dr. Marcelo Bellini, médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

No último meeting São Francisco, EUA, deste ano foi apresentado que o uso freqüente de chuveiro ,muito quente pode levar a formar bolhas na estrutura dos fios, que fazem os cabelos ficarem mais frágeis e resultam em sua queda ou quebra. Além disso, causas como dieta mais gordurosa e calórica, perdem espaço para frutas, verduras e legumes que são fonte essencial de vitaminas e sais minerais tão importantes para manter os cabelos saudáveis, são grandes fatores de risco neste quadro.

Outros abusos são freqüentes, o aumento do uso de cremes e leave-in que podem causar descamação e irritação do couro cabeludo. A utilização de secadores muito quente ajudam a danificar ainda mais a estrutura capilar.

A avaliação detalhada detecta provável razão de queda e perda dos fios. Através de um exame detalhado, como de sangue para eliminar as causas externas como alteração da tireóide, infecções, carência de ferro , carência de nutrientes, ácidos fólico, zinco e cobre, até pessoas com dieta exemplar podem apresentar déficits desses elementos.