O OUTONO CHEGOU ...

É hora de cuidar da pele e se livrar dos efeitos do verão

Filtro solar nunca deve ser abandonado: a emissão dos raios ultravioleta é constante em todas as estações.

Durante o verão muitas pessoas cometem exageros e o resultado, muitas vezes, é uma pele ressecada e com manchas. A solução é aproveitar o outono, marcado por temperaturas mais amenas, para voltar a ter uma pele linda e saudável.

Segundo Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica, cosmetóloga e diretora científica das marcas Biomarine e Cosmobeauty, o outono é uma das épocas do ano mais propícias ao tratamento da pele. "Esta época é a ideal para deixar a pele mais luminosa, sem manchas, uniforme e mais hidratada", garante.

A seguir, a especialista dá outras dicas:

Avaliar sua pele pós-verão é o primeiro passo. Observe se surgiram manchas, sardas, micoses, ressecamento, descamação ou algum tipo de lesão. A seguir, procure um profissional para iniciar o tratamento ideal.

O primeiro passo para recuperar a maciez e a beleza da pele é uma esfoliação física. O processo também permite descobrir com mais facilidade o que sua pele necessita. Procedimentos como peelings são muito indicados, pois promovem renovação celular, além de tratar manchas e deixar a pele luminosa e com maior viço.

Para pessoas afetadas por aumento de oleosidade e pelo aparecimento de acne, é fundamental começar por uma limpeza de pele, na qual serão eliminadas impurezas e comedões (cravos); produtos secativos e em forma de gel são os mais indicados.

Peles ressecadas requerem produtos revitalizantes, de preferência emulsões que proporcionam hidratação intensa em peles afetadas pelo sol.

Com relação ao protetor solar, procure usar o mais adequado ao seu tipo de pele: asoleosas pedem filtros solares em forma de gel; nas peles normais ou ressecadas, podem-se usar protetores em spray ou loção.