Recomendações para Cabelos cacheados

Lave os cabelos a cada dois dias com xampus apropriados.

Antes de pentear, use um creme para desembaraçar e comece sempre desembaraçando pelas pontas. Não use força. Vá devagar para não arrebentar os fios.

Aplique um creme sem enxágüe com filtro solar, eles tem propriedades hidratantes e nutritivas que mantém os fios no lugar. Uma máscara nutritiva é ideal para um tratamento mais intensivo dos fios. Os fios também devem ser protegidos contra o sol, vento e poluição, agressores que ressecam ainda mais a cabeleira.

A hidratação não pode ficar de lado. Deve ser feita toda semana ou a cada quinze dias, dependendo do cabelo. Quando os fios estão tratados e hidratados, os cachos ficam mais definidos e o volume controlado. A hidratação também deve chegar de dentro para fora, por isso é essencial a ingestão de, pelo menos, dois litros de água para manter os fios saudáveis e hidratados.

A maneira correta de pentear os cabelos cacheados é evitar tracioná-los com freqüência, como apertá-los demais na toalha de banho. O ideal é penteá-los úmidos com um pente de dentes largos.

Para amaciar os cachos, invista em produtos à base de silicone e aloe vera. Esses produtos dão brilho aos cabelos, além de proteger contra a umidade, que geralmente arrepia os fios. Não coloque produto demais, achando que assim ficarão mais lisos. Siga atenciosamente as recomendações dos fabricantes e procure não passar os produtos na raiz do cabelo.

Quando os cabelos cacheados e crespos são submetidos a químicas como tintura ou relaxamento, é necessário redobrar os cuidados, como hidratação profunda semanal ou uma cauterização mensal (técnicas realizadas por profissionais), dependendo do exame clínico do cabelo.